Estágio é grande oportunidade para jovens ingressarem no mercado de trabalho, diz Abres | YAMI
YAMI - youth agribusiness movement international
Estágio é grande oportunidade para jovens ingressarem no mercado de trabalho, diz Abres
24/09/2021

Estágio é grande oportunidade para jovens ingressarem no mercado de trabalho, diz Abres

O cenário da empregabilidade jovem é um desafio para o Brasil. Isso porque, embora a contribuição dos mais novos para o desenvolvimento da sociedade possa ser gigantesca, ainda há uma disparidade na oferta de vagas profissionais para essa parcela, segundo o presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), Carlos Henrique Mencaci.

Cerca de 29,4% de quem tem entre 18 e 24 anos está sem ocupação, de acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE. Sendo assim, os desafios para os millennials e a Geração Z se desenvolverem e se tornarem economicamente ativos são gigantescos.

A crise do coronavírus impactou duramente o desenvolvimento nacional. Contudo, com os planos de vacinação avançando, empresas têm retomado o otimismo e aberto suas portas para novas contratações. Nesse momento, é preciso investir na força dos estudantes.

O melhor meio para isso é com o estágio. O modelo de admissão não gera vínculo empregatício, isentando as contratantes dos encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, 13º salário, ⅓ sobre férias e verbas rescisórias. Contudo, essa nem é a maior vantagem ao abrir vagas desse tipo .

Segundo a Lei 11.788/2008, só pode estagiar quem estiver estudando e já completou, ao menos, 16 anos. Vale quem é matriculado no nível médio, superior, técnico ou nos dois anos finais do fundamental pela Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Com isso, os estagiários, dentro dos times, contribuem com conhecimentos atualizados aplicados em sala de aula e acrescentam às companhias a inovação e até mesmo modernização de processos. Contar com essa força é essencial, principalmente por conta de sua disposição em aprender e ajudar na superação de desafios.

Esse modelo é a grande chance de ingresso de muitos brasileiros ao mercado de trabalho. A partir daí, eles podem construir trajetórias de sucesso, evoluindo, profissional e economicamente, para contribuírem tanto para o cenário educacional do país, quanto o social e financeiro.

“Nossa nação tem uma grande capacidade de resiliência e o momento atual pede atenção à juventude. Portanto, fica o apelo aos empreendimentos de todos os estados: abram suas portas para os estudantes, afinal, todos os lados têm muito a ganhar com essa atitude inteligente”, encerra Mencaci.

Fonte: OCP News

Cadastre-se em nosso mailing!

Cadastre-se em nosso mailing!

E fique por dentro das novidades do Yami.