Jovens criam soluções para o agro em maratona tecnológica | YAMI
Jovens criam soluções para o agro em maratona tecnológica
20/03/2022

Jovens criam soluções para o agro em maratona tecnológica

O Hackathon Show Rural Digital, competição que busca soluções inovadoras para serem aplicadas ao agronegócio, que aconteceu durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, PR, conheceu seus vencedores. A maratona de programação voltada para a criação de soluções inovadoras que possam revolucionar o dia a dia do agronegócio reuniu 13 equipes, divididas entre programadores, empreendedores, designers e cooperados da Coopavel.

Durante pouco mais de 52 horas, os inscritos tiveram que estudar os desafios apresentados – formulados com base nos problemas que grandes empresas da região Oeste enfrentam – e, a partir disso, idealizar soluções e projetos que pudessem sanar estas questões. Depois, todas as ideias foram apresentadas para uma banca julgadora e, ao final, foram selecionadas três equipes: a primeira colocada recebeu R$ 20 mil e incubação automática no Biopark; a segunda, R$ 10 mil e a terceira, R$ 5 mil.

“Desde o começo do evento percebemos a dedicação de todos os participantes. Foi muito bacana perceber esse envolvimento e a integração entre todos. Tivemos muitas ideias boas e é importante entender que aqui é só o primeiro passo. Todas terão nosso apoio para colocarem os projetos no mercado”, destacou o consultor do Sebrae Paraná e membro da banca julgadora, Emerson Durso.

Vagner Potranski é engenheiro agrônomo e fez parte da equipe Sysagro Evolution, que conquistou o primeiro lugar. Junto aos colegas Pedro Arruda, Mateus Arruda, Janete Silvestre, Gabriel Krueger e Odete Barros, desenvolveu uma plataforma para auxiliar produtores na gestão de alimentação durante o período de pré-abate de aves. “Pela demanda atual, o cooperado precisa parar a alimentação da ave pelo menos quatro horas antes do abate para promover o vazio do papo e estimular a ingestão de água. Existe muita dificuldade na comunicação entre o extensionista e o cooperado nesse processo e o aplicativo que criamos cria essa conexão para que o jejum da ave seja no tempo certo, sem perdas e prejuízos para ambas as partes”, explicou Vagner.

Equipe Gaia ficou em segundo lugar e faturou R$ 10 mil

Essa é a terceira vez que ele participa do Hackathon Show Rural. Na primeira edição, ele ficou na quarta colocação e na última, em 2020, conquistou o segundo lugar. Agora, o topo do pódio, segundo ele, representa a consolidação de muito esforço. “Para cada edição eu tento me preparar ainda mais e essa foi bastante intensa. Gostei muito de participar e ficamos muito felizes com o resultado”, mencionou.

Em segundo lugar ficou a equipe Gaia, que desenvolveu um aplicativo que faz gerenciamento de agenda para padronizar e gerar relatórios de visitas de técnicos a produtores. Em terceiro ficou a Sensor 5, que também desenvolveu um sistema para melhorar o pré-abate de aves.

Mentoria e Incubação

O resultado, porém, não para por aqui. É o que garante o consultor do Sebrae Paraná, Marcos Ambrósio. Segundo ele, além de as três primeiras colocadas conquistarem a premiação em dinheiro, todas as equipes terão acesso facilitado para darem continuidade aos seus projetos. “Depois do Show Rural teremos encontros de integração e networking e, também estamos oferecendo um programa inicial de mentoria aberta e gratuita para todas as equipes. Na sequência, os participantes que desejarem terão acesso a mentorias de consultores do Sebrae para inserção em programas de incubação, aceleração e inovação aberta e editais de investimento e fomento, por exemplo. Tudo isso com o único objetivo de fazer com que os projetos iniciados dentro da maratona tornem-se startups consolidadas e permaneçam no ecossistema de inovação da região como cases de sucesso”, pontua Marcos.

Equipe Sensor 5 fechou o pódio do Hackathon Show Rural Digital

O projeto de mentoria contínua terá encontros periódicos. O Hackathon Show Rural Digital 2022 foi realizado pela Coopavel em parceria com Sebrae Paraná, Celepar, AcicLabs, Fiep/Senai, Sindicato Rural de Cascavel, Iguassu Valley, Fundetec, UNI, Parque Tecnológico Itaipu, Embrapa, Ministério da Agricultura e Pecuária, Biopark, Celepar e SalesForce.

Desafios

Foram apresentados doze desafios aos participantes. Entre as temáticas, estavam temas como automação do diagnóstico rápido da estrutura do solo; gestão da atuação do técnico na produção leiteira; gestão do jejum pré-abate de aves e inteligência para redução de custo de pneus de caminhões, entre outros.

Para ficar atualizado e por dentro de tudo que está acontecendo no setor avícola acesse gratuitamente a edição digital Bovinos, Grãos e Máquinas.

Fonte: O Presente Rural